Porque você precisa de gorduras na sua Dieta?

Porque você precisa de gorduras na sua Dieta?

O consumo de gordura faz mal a saúde. Gordura saturada eleva o colesterol. O colesterol causa doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Certo?  Errado.


Uma revisão bibliográfica com centanas de trabalhos, bem elaborados e publicados em revistas médicas de renome mostraram que não há associação entre gordura saturada e doenças do coração. Uma meta-análise publicada no American Journal of Clinical Nutrition reuniu dados de 21 estudos originais que incluiu quase 350 mil pessoas, cerca de 11.000 dos quais desenvolveram a doença cardiovascular (DCV), acompanhados por uma média de 14 anos, e concluiram que não há relação entre a ingestão de gordura saturada e a incidência de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.


Infelizmente ainda essa questão é muito discutida e as obervações sem conhecimento são as que prevalecem. Por mais de cinco décadas temos sofrido uma lavagem cerebral para acreditar que a gordura saturada causa doença cardíaca. É uma crença tão arraigada que poucas pessoas sequer questionam, virou uma questão cultural.


Durante os últimos trinta anos, o conceito de comer saudavelmente passou pela eliminação ou redução da gordura nos alimentos. Cerca de 15.000 produtos dietéticos com teor mais baixo de gorduras chegaram às prateleiras dos supermercados gerando bilhões de dólares. As pessoas ficaram convencidas de que comer gordura animal tradicional, como manteiga e queijo faz mal a saúde e substituíram por alimentos altamente processados, óleos vegetais industrializados, como óleo de milho,  soja ou pior ainda o veneno Canola, fora o imenso aumento de consumo de carboidratos refinados… péssima troca.


Não existem trabalhos que comprovem a ligação da gordura saturada e do colesterol com doenças cardíacas.


Porque então você precisa de gorduras na sua dieta?




Exemplos de fontes de gorduras que você pode e deve colocar na sua alimentação são as castanhas, nozes, avelãs, sementes de linhaça, girassol, gergelim, quinua, óleo e polpa de coco , abacate, azeite de oliva e  azeitonas. Essas gorduras devem fazer parte de 28% da sua ingestão calórica diária e integram-se de maneira harmônica as nossas membranas celulares e tecidos.


Para quem quiser saber mais, segue o livro: Cholesterol and Saturated Fat Prevent Heart Disease – Evidence from 101 Scientific Papers de David Evans. Este livro baseia-se na pesquisa de médicos, professores e cientistas e inclui 101 artigos científicos que são explicados em um formato fácil de ler e revelam que colesterol e gordura saturada são de fato essenciais para um coração saudável, que níveis elevados de colesterol podem ajudá-lo a viver mais tempo e dietas ricas em carboidratos são as que promovem os fatores que causam doenças cardíacas.


Esta informação permitirá que os leitores façam escolhas informadas sobre a prevenção de doenças cardíacas. A melhor forma de aprender é estudar, ao invés de se tornar um eco, repetir informações sem fundamentos ou bases científicas. A idéia não é para você se alimentar todos os dias de bacon e manteiga, mas que você entenda que não há razões científicas pelas quais os alimentos naturais contendo gordura saturada não possam ou não devam fazer parte de uma dieta saudável.






Texto escrito por Luciana Gallinaro – Bióloga – CRBIO 100442. Fellowship em Envelhecimento Celular e Medicina Regenerativa –  BARM –  A4Medicine – USA. A reprodução deste e qualquer outro conteúdo desenvolvido pela Five Diamonds só é permitida mediante crédito da fonte.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




  1. Cholesterol and Saturated Fat Prevent Heart Disease – Evidence from 101 Scientific Papers de David Evans

  2. Fat: The Good, the Bad, and the Ugly – Nutrition Guide for Physicians – Nutrition and Health 2010, pp 1-11

  3. Sim, você deveria ingerir gorduras. Dr. Victor Sorrentino http://drvictorsorrentino.com.br/sim-voce-deveria-ingerir-gorduras/

  4. Colesterol: Vilão ou Mocinho. Dr. Victor Sorrentino – http://drvictorsorrentino.com.br/colesterol-vilao-ou-mocinho/

  5. Primary Prevention of Cardiovascular Disease with a Mediterranean Diet – The New England Journal of Medicine – april 4, 2013

  6. Gordura Saturada – Revista Men’s Health: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/gordura-saturada-revista-mens-health.html

  7. Dieta Low Carb e Paleolítica - http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/03/dieta-pobre-em-gorduras-mais-derrames.html