O poder do Antioxidante

O poder do Antioxidante

 


O Poder do Antioxidante Contra a Infecção do Trato Urinário


 


Muito se fala sobre o potencial da Cranberry como medida preventiva contra a Infecção Urinária, devido à sua forte ação antioxidantes. Mas o que isso significa? Quem são os heróis dessa luta contra a cistite? E porque outras frutas não são tão recomendadas para prevenção das infecções do trato urinário?


A Cranberry é, de fato, uma fruta muito especial. Além de conter grande quantidade de vitaminas antioxidantes (como as vit. C e E), que auxiliam no fortalecimento do sistema imune, ela é cheia de outros tipos de antioxidantes que não são encontrados com facilidade na natureza.


 


O Poder do Antioxidante


Na verdade, antioxidante é um termo genérico para diversas substâncias que agem de forma diferente no corpo, mas que compartilham dos mesmos objetivos: inibir o envelhecimento celular e reduzir a quantidade de radicais livres no corpo. Portanto, é compreensível que a uva, mesmo carregada de vitaminas, não tem a mesma atuação que a Cranberry no trato urinário, pois contém substâncias diferentes e em concentrações diferentes.


E o que torna a Cranberry tão eficaz contra a Infecção Urinária é a alta presença das Proantocianidinas (PAC), o antioxidante responsável pelo potencial antimicrobiano da fruta.


 


O Maior Vilão: Escherichia Coli


Para entender como as PAC’s funcionam, vale relembrar que a grande maioria dos casos de Infecção Urinária são causados pela Escherichia Coli (E. Coli), que é uma bactéria própria do sistema digestivo e presente nas fezes. Ela acessa a bexiga através da uretra, o canal por onde excretamos a urina. Uma vez lá dentro, a E. Coli se une a outras bactérias, formando uma colônia difícil de expelir pela micção.


Essa bactéria deve ser combatida por completo com o uso correto dos antibióticos prescritos pelos médicos, em conjunto com o sistema imunológico fortalecido e preparado para recuperar as vitaminas perdidas por causa da frequente vontade de urinar. Os casos de reincidência são comuns quando a E. Coli é resistente à ação do remédio e acaba sobrevivendo após o período de tratamento. A partir daí, é uma de questão de tempo até ela se reproduzir suficientemente para gerar uma nova infecção.


 


A Luta Contra a Cistite



É aí que entra o poder das Proantocianidinas, que se instalam nos flagelos das E. Coli, impedindo-as de se instalar nas paredes da bexiga e rins, e de se unir a outras bactérias para se transformar em um grande conjunto impossível de ser expelido. Dessa forma, é possível a excreção das bactérias pela micção, mas só o consumo prolongado da fruta irá expulsar toda a colônia do sistema urinário, quebrando o ciclo da cistite de repetição.


 


Você pode ler mais sobre a eficiência da Cranberry no combate da Infecção Urinária de Repetição aqui [link], e também sobre os diversos benefícios que essa frutinha traz ao corpo aqui [link2].


A Five Diamonds utiliza todo o poder da Cranberry na formulação do MultiOx, um multitamínico com Extrato 100% Cranberry Pacran, que protege seu corpo da Infecção Urinaria e garante sua qualidade de vida. Entenda como MultiOx pode te ajudar:



Conheça mais sobre o MultiOx e seus benefícios para a saúde das mulheres aqui, e veja como você pode se proteger do próximo episódio da cistite.