Nutrição na Gestação

Nutrição na Gestação

O estado nutricional antes e durante a gravidez é um fator determinante para a saúde da gestante e do seu bebê. A faixa de ganho de peso é de 11 a 16 kg para mulheres que estão com seu peso adequado, e esse ganho diminui ou aumenta dependendo do estado nutricional da gestante.


Durante a gestação, a gestante tem necessidades específicas de nutrientes que serão essenciais para se ter uma gestação saudável e poder assim nutrir o bebê.


A gravidez é um período de maior necessidade proteica. As proteínas são essenciais para o desenvolvimento da placenta, hipertrofia de tecidos maternos e expansão do volume sanguíneo, sendo considerada base fundamental para o crescimento do feto.


Recentes pesquisas indicam que o Ômega 3 é um nutriente essencial para o desenvolvimento neonatal. O DHA, um dos componentes principais do Ômega 3, está presente em grande quantidade na retina e em certas áreas do cérebro acumulando-se no final do período fetal e no início do período pós-natal.


A deficiência de ferro constitui o distúrbio nutricional mais comum e é a mais importante causa de anemia no mundo. Sua necessidade é muito maior durante a gestação, o que torna inviável sua adequação apenas por meio da alimentação. É um nutriente essencial devido às importantes alterações hematológicas da gravidez e necessidades fetais, além do armazenamento para compensar a perda sanguínea no parto e puerpério e a produção do leite materno.


A vitamina A é essencial na embriogênese, crescimento e diferenciação epitelial. Outras vitaminas devem ser destacadas no período gestacional, como B6, B12, C, D, E e K, nas quantidades previamente estabelecidas pelas recomendações (DRIs).


O nutriente mais importante que deve ser suplementado na gestação é o ácido fólico, pois ele previne que ocorra a malformação do tubo neural, distúrbios cardíacos e anemia na gestante. A atenção a esta vitamina deve ser dada especialmente no período pré-concepcional e durante o primeiro trimestre da gestação.


Além das vitaminas, a fibras merecem atenção durante a gestação, especialmente em seus últimos estágios, em que é frequente a constipação intestinal e probióticos devem ser inseridos para o equilíbrio da microbiota intestinal.


A mãe poderá ingerir todas as vitaminas e minerais em forma de suplemento alimentar com acompanhamento e prescrição de um profissional da saúde e deve manter seus hábitos e alimentação saudáveis. As gestações de risco devem ter cuidado dobrado nas necessidades nutricionais para garantir sua saúde e de seu bebê. Alguns dos fatores de risco são: sobrepeso, possuir histórico na família de diabetes ou já possuir hipertensão.


O sobrepeso é uma das causas mais comuns de aumento de risco na gravidez, pois aumenta a incidência de diabetes mellitus gestacional, hipertensão induzida pela gravidez, infecção do trato urinário, parto por cesariana, além de macrossomia, risco de malformação fetal e mortalidade perinatal. Complicações anestésicas e cirúrgicas também são descritas, incluindo dificuldade de intubação e ventilação, infecções pós-operatórias, aumento no tempo cirúrgico e perda sanguínea, além de maior probabilidade de trombose venosa.


Sendo assim, é de extrema importância a gestante realizar um pré-natal adequado com acompanhamento médico e nutricional.






Texto escrito por Tamiris Cherbino – Nutricionista – CRN 34946. A reprodução deste e qualquer outro conteúdo desenvolvido pela Five Diamonds só é permitida mediante crédito da fonte.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




  1. Heloisa da Gama Cerqueira Job. Nutrição na gestação, Revista Racine.

  2. Mohamed Barakat. Alimentação para grávidas. Disponível em: http://rspress.com.br/health4life/alimentacao-para-gravidas/

  3. Mohamed Barakat. Medo de engordar demasiadamente na gravidez. Disponível em: http://rspress.com.br/health4life/medo-de-engordar-demasiadamente-na-gravidez/

  4. Committee on Nutrition Status During Pregnancy and Lactation. Instituto de Medicina dos Estados Unidos, 1992.

  5. Nutrire: Rev. Sociedade Brasileira Alimentação e Nutrição, 2004