Água – não basta beber, tem que conhecer

Água – não basta beber, tem que conhecer

Beber água é a melhor coisa que você pode fazer pela sua saúde, certo? Certo, afinal 70% do nosso corpo é composto de  água. Mas não é só isso, a água deve ter seu pH alcalino, ter um teor baixo de sódio, ser pura (sem contaminação por cloro, metais tóxicos, derivados de petróleo e compostos orgânicos), além de outros aspectos que você provavelmente nunca ouviu falar como condutibilidade, potencial de oxi-redução e etc.


O pH da água é um fator muito importante a ser considerado. É papel fundamental do organismo preservar a alcalinidade do sangue para poder manter-se saudável. A água alcalina neutraliza a acidez no sangue, aumenta os níveis de metabolismo, além de ajudar o organismo a absorver os nutrientes de forma mais eficaz, ajudar no retardo do processo de envelhecimento e na prevenção do desenvolvimento de doenças graves.


A maioria das crianças tem um pH 7.5, enquanto que mais da metade dos adultos tem um pH 6.5 ou mais baixo, este último como reflexo do acúmulo de dejetos tóxicos ácidos, excessiva ingestão de água ácida, deficiência de minerais alcalinos (cálcio e magnésio) decorrentes do envelhecimento e do estilo de vida sem qualidade. Um refrigerante, por exemplo, tem pH por volta de 2,5 (extremamente ácido). Isso significa que para cada copo de refrigerante que você consome, seria necessário 32 copos de água alcalina apenas para neutralizar seus efeitos. Mais uma vez, PENSE BEM  antes de colocar isso no seu corpo ou no corpo do seus filhos.


Vamos entender um pouco o que um organismo ácido pode estar submetido:




Pesquisas das marcas de água mineral disponibilizadas no mercado mostram resultados assustadores. A maioria tem o pH ácido e quase todas  tem níveis elevados de sódio. Portanto, quando for comprar água, observe o pH no rótulo antes da compra. Se o pH for igual ou maior do que 7, essa água é alcalina. O pH entre 6 e 7 pode ser considerado semi-ácido. Abaixo de 6, a água é ácida. Observe também o teor de sódio. Veja no rótulo a informação Resíduo de Evaporação a 180ºC calculado. Quanto mais próximo ou menor que 100 mg/L é melhor para o consumo.


A água pode ser oxidante ou anti-oxidante e contribuir ou não para o envelhecimento celular e combater radicais livres, para isso deve-se conhecer o ORP (potencial de oxi-redução) da água. A grande maioria das águas são oxidantes, já a água ionizada é anti-oxidante, o que é o desejável. Existem aparelhos que determinam o ORP.


A água deve conduzir eletricidade. Se a água é destilada ou tratada por osmose reversa não tem condutibilidade, pois está sem minerais, morta. O ideal é que tenha 100 partículas/milhão de minerais. Sem condução de impulsos todo o metabolismo fica deficiente, além de puxar minerais do osso, causando osteoporose.


A água precisa fluir. Tem, muitas vezes, que caminhar pelo nosso corpo contra a gravidade para hidratar todas as áreas, por isso, a tensão superficial da água deve ser baixa. Muitas vezes se consome água com alta tensão superficial e ocorre desidratação.


A quantidade de flúor é uma outra questão.  O Flúor atua diretamente na absorção do Iodo, por isso uma água com grande quantidade de flúor pode prejudicar o funcionamento da tireóide. Diversos países da Europa e estados da América do Norte já proibiram a adição do flúor na água, devido a toxicidade desta substância.


A água da marca Minalba parece ser a melhor para consumo se formos seguir essa observação de pH e teor de sódio. Seu pH a 25º é de 8,04. Quanto ao Resíduo de Evaporação a 180ºC calculado, seu rótulo indica 101,64 mg/L. A água Ibirá, também citada em pesquisas  tem pH 9,88 (bem alcalino) mas o resíduo de Evaporação a 180 C calculado é 298mg/l. Além de ficarmos de olho nos rótulos das águas minerais que consumimos, saibam que já existem também disponíveis no mercado, filtros que alcalinizam e ionizam a água da torneira mantendo as qualidades ideais para serem utilizadas.


Precisamos estar conscientes com aquilo que colocamos para dentro do nosso organismo, desde nossa alimentação até a água que ingerimos. Com isso, melhoraremos nossa qualidade de vida hoje e teremos uma velhice muito mais saudável.


“A água ionizada é umas das coisas mais simples e mais poderosa que você pode fazer para combater uma ampla gama de processos patológicos”.  Ray Kurzweil


Agora que você acabou de ler esse texto, beba um copo de água alcalina e compartilhe para que seus amigos façam o mesmo J






Texto escrito por Luciana Gallinaro – Bióloga – CRBIO 100442. Fellowship em Envelhecimento Celular e Medicina Regenerativa –  BARM –  A4Medicine – USA. A reprodução deste e qualquer outro conteúdo desenvolvido pela Five Diamonds só é permitida mediante crédito da fonte.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




  1. Potential Benefits of pH 8.8 Alkaline Drinking Water as an Adjunct in the Treatment of Reflux Disease. Annals of Otology, Rhinology & Laryngology, 2012.

  2. Ray Kurzweil. Terry Grossman. Transcend: Nine Steps to Living Well Forever.

  3. Porque é tão importante saber como escolher a sua água. Dr. Victor Sorrentino

  4. Águas minerais de algumas fontes naturais brasileiras. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.45 n.3 – São Paulo – July/Sept. 1999.